A racionalização do consumo poder ser alcançada através de uma análise minuciosa da fatura de eletricidade e das leituras disponibilizadas pela entidade distribuidora.
Este estudo permite entre outros pontos controlar a energia reativa excedente consumida e fornecida, melhoria do fator de potência, ajustar a potência contratada às necessidades do consumo da instalação e estudar a distribuição dos consumos nos diferentes períodos tarifários para otimizar a potência horas de ponta.
A melhoria do fator de potência apresenta outras vantagens, nomeadamente melhoria da tensão, a disponibilização de potência ativa do transformador no valor igual à potência reativa eliminada com a consequente redução das perdas em carga.
Estas vantagens podem ser alcançadas através da instalação de baterias de condensadores que, dependendo da instalação, poderão ser do tipo automáticas ou fixas, com ou sem filtragem de harmónicos, com ou sem tiristores e programadas adequadamente de modo a evitar problemas de pagamento de energia reativa capacitiva e indutiva.
Reduzir significativamente o custo da energia elétrica.
Aumentar a eficiência energética da empresa.
Aumento da disponibilização da capacidade instalada.